Desabafos e indicações

Quase um mês se passou desde que saí do emprego, e tenho me sentido melhor, confesso. Porém, também tenho estado deprimida. Pra quem não sabe, se é que não é óbvio, eu tenho depressão. Se dificuldades para escrever e bloqueios acontecem com qualquer pessoa que escreve, imagina só quando há a necessidade de lidar com problemas psicológicos o tempo todo barrando você. É péssimo. Então, quando os neurotransmissores não estão trabalhando direitinho, eu fico deprimida. Estando deprimida, não consigo fazer nada do que eu deveria fazer e perco a vontade de todas as coisas que geralmente costumo gostar. Só que isso gera o maldito ciclo vicioso: não consigo escrever porque estou deprimida e fico deprimida porque não estou conseguindo escrever. Entende como é complicado?

Só que nos últimos dias eu tenho andado irritada com tudo isso. Agora que tenho tempo, resolvi procurar tratamento, mas nada é simples na vida não é mesmo? Alguns problemas aconteceram pra ir adiando algo que poderia me ajudar. Em algum outro mês eu teria deixado pra lá e me afundado na tristeza que costuma me cercar, mas não nesse. Não agora.
Eu estou cansada. Cansada de esperar o dia em que estarei bem, o dia que a vontade de escrever vai bater com tudo, o dia que a inspiração vai entrar com o sol pela minha janela e eu vou sentar a bunda na cadeira e escrever como nunca. Escrever coisas fantásticas.
Decidi que eu deveria bater de frente com toda essa angústia, não me deixar vencer fácil como eu venho fazendo. Cansei de ter meus objetivos roubados de mim, meus prazeres.

O que aconteceu foi que nesse meu ápice de cansaço de estar deprimida, eu vi  alguns vídeos de escritoras nacionais dando algumas dicas sobre o processo de escrita de livros, falando sobre criatividade, bloqueio e todas as dúvidas que cercam o universo dos escritores. Tenho que dizer aqui que os primeiros vídeos que eu vi não me ajudaram em nada, pelo contrário, me deixaram pior. É cada escritor que a gente vê nesse país, que dá um certo desespero, sabe? Tanta gente convencida de si mesma, que gasta horas na frente de uma câmera apenas enaltecendo seu dom e sua capacidade, sua garra… Isso não é de ajuda alguma pra mim. Só que o Youtube é uma maravilha às vezes, e graças à essas clicadas de azar, começaram a surgir sugestões excelentes na minha página inicial. Uma delas foi o canal da Camila Deus Dará, autora da trilogia Ninho de Fogo. Logo de primeira eu fui com a cara dela, dona de um olhar sincero, não parecia estar ali para se glorificar e diminuir outros. Pelo contrário, os vídeos dela serviram para me motivar ao invés de me desanimar como os anteriores acabaram fazendo.


Eu ainda não li os livros dela, estou esperando sair o box e aí compro completinho!
Não sei se esse post chegará até ela, mas: Camila, você é uma pessoa encantadora e forte. Obrigada por dedicar tempo da sua vida tão cheia de coisas para ajudar outros escritores. Seus vídeos estão sendo muito importantes pra mim, nessa fase difícil da minha vida. Desejo todo o sucesso do mundo.

E foi vendo os vídeos da Camila que eu acabei encontrando a Gaby Brandalise, outro serzinho maravilhoso! Ela explica as coisas de uma maneira fácil de entender, sempre dá exemplos engraçados e é uma pessoa cativante. Quando estou assistindo os vídeos dela, sinto que ela está aqui em casa numa espécie de festa do pijama, varando a noite me dando conselhos e me motivando a fazer alguma coisa. Bom, cá estou eu. E aqui está ela:


Gaby, obrigada pelo seu trabalho maravilhoso! Se eu ainda morasse em Curitiba, ia querer te dar um abraço. Você tem me ajudado muito, sem contar que é uma exelente companhia pra noite. Desejo muito sucesso para você e mal vejo a hora de ler sua história. Eu tentei pelo Wattpad, mas toda vez que eu clico no link aparece que a história foi removida.

Esse post além de desabafo, serve como agradecimento. É difícil encontrar ajuda sincera nos tempos de hoje, ainda mais vinda de outros escritores, que geralmente não querem ver ninguém crescer. Então espero que se mais alguém por aqui estiver com probleminhas para escrever ou apenas quiser algumas dicas mesmo, goste da minha indicação de vídeos dessas mulheres maravilhosas!

Por hoje é só, e até a próxima dose!

9 comentários

  1. Oiii.
    Nossa, muito obrigada!
    Eu fico muito feliz em saber que os vídeos ajudaram um pouquinho, de verdade.
    Vida de escritor não é fácil e sempre digo que os escritores precisam se unir e se ajudar.
    Muito obrigada pela postagem, ela alegrou o meu dia hoje!
    Boa sorte com seus livros.
    Beijão,

    Camila Deus Dará ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Que bom que contribui pra sua alegria! E eu estou feliz que tenha gostado. Realmente escritores precisam se unir, infelizmente não são todos eles que percebem isso.
      Obrigada Camila, você é um amor de pessoa. 💙

      Curtir

    1. Tô muito feliz que gostou! E obrigada pelo apoio, eu tô me esforçando muito nesses últimos dias, não posso desistir, não posso parar. Seus vídeos me motivaram bastante, é sério. Você é maravilhosa 💚

      Curtir

  2. Mel, o que vc sentiu por elas é o que sinto por vc! Uma pessoa talentosa com uma personalidade linda, que pude conhecer um pouquinho graças a internet!
    Continue lutando por vc mesma. Vc vale a pena e ainda vai trazer ao mundo muitas histórias.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Você sempre deixa meu dia mais feliz com seus comentários. É uma honra que eu possa te inspirar de alguma forma, embora eu realmente não veja como, já que tenho todos esses problemas e muitas vezes não sei como continuar. Eu que sou grata por te conhecer, uma das poucas pessoas que me encoraja nesse mundo difícil da literatura! Desejo que continue sempre ao meu lado 💚

      Curtido por 1 pessoa

  3. Ah, também acho bom eu dizer que lutar nem sempre é sair conquistando o mundo, pois eu sei como “ir atrás” pode ser completamente impossível às vezes. Mas continue por aqui, nem que seja esperando pelo dia em que você vai ser mais feliz. A vida pode ser cruel e só de ainda estar aqui você já deve sentir muito orgulho de si mesma.
    beijos ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Muito obrigada pelas suas palavras, eu continuo, eu sempre dou um jeito. No momento estou mais motivada, então tenho feito o que posso para estar em movimento, e imersa na minha história. Um passo de cada vez, como todos dizem, né?
      Um abração em você 💙

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

