LIVROS LIDOS EM 2016

Olá! Como vão os copos nesse final de ano? Espero que cheios. Pra variar andei sumida, parada nunca, mas sumida mesmo. Eu, vivendo dentro dessa cabeça meio doida acabei resolvendo passar uma porção de dias internada nas minhas séries e também andei desenhando e tentando aprender a lidar com a aquarela. Dei mais atenção para o meu livro, escrevi, decidi o rumo das coisas… Enfim, acredito que seja saudável sumir de tudo quanto é canto às vezes. O grande problema é que eu não sumo só às vezes não é hahah.

Mas hoje eu vim até aqui concluir as leituras do ano. Nesse post aqui eu planejei um pouquinho as coisas que eu estava interessa em ler, para quem não viu e quiser conferir é só clicar no link. Vamos ver o que eu consegui completar ou iniciar e o que fica para o famigerado 2017.

Literatura Brasileira – Li poucos livros nacionais esse ano, que foram 20 Anos de Poesia, Dom Casmurro, Tratado Sobre o Coração das Coisas Ditas, O Xangô de Baker Street, Impublicável e Passageiro da Linha Tênue. Vou falar rapidamente sobre cada um, la vai:
20 Anos de Poesia – Mario Quintana: É daqueles livros que você tem vontade de grifar várias frases e tirar fotos de várias poesias. Muito gostoso de ler, leve. Poemas separados por assunto.
Dom Casmurro – Machado de Assis: Nunca imaginei que eu fosse dizer isso, mas eu me diverti muito lendo. Acabei perdendo finalmente o meu preconceito, pois adorei o livro. Quanto a minha opinião, eu acho que a Capitu traiu sim o Bentinho, mas também não sei se sou confiável já que sou tremendamente ciumenta, hahaha.
Tratado Sobre o Coração das Coisas Ditas – Ni Brisant: Autor Independente, das quebradinhas aqui de SP. Sério gente, corram atrás de ler os livros dele. Ele tem uma escrita sensacional, bem gostosa mesmo. Esse que li é um livro com poemas.
O Xangô de Baker Street – Jô Soares: Uma versão brasileira muito bem humorada sobre Sherlock Holmes, a aventura não publicada dele. Me arrancou muitas gargalhadas e me diverti no processo de tentar encontrar o culpado. Pra variar, não consegui.
Impublicável – Gracco Oliveira: Quatro contos curtos bem contados, livrete feito a mão que consegui em um Sarau de poesia que eu fui.
Passageiro da Linha Tênue – Thiago de Freitas Peixoto: Livrinho de bolso com frases criativas e fotografias maravilhosas de pessoas no metrô ao fundo. Quando você folheia rapidinho, as pessoas estão em movimento. Incrível, bonito e bem feito. Também consegui no Sarau de poesia.

John Fante – Consegui pelo menos ler um, e escolhi o Pergunte ao Pó. Adorei, vi muita semelhança com os livros do Bukowski, que por sinal, fez o prefácio da edição que li. Ler um autor que é inspiração para um de seus escritores favoritos é uma ótima experiência, ainda mais pra quem escreve. Acho que lendo os dois, consegui entender o que é se inspirar, admirar algo e mesmo assim ter um estilo seu, não copiar nada. Quero poder ler mais livros dele no decorrer do ano que vem.

Percy Jackson e os Olimpianos – Finalmente terminei a saga! Eu estava vivendo uma maldição, nunca tinha terminado uma saga sequer. E para quebrar o feitiço, antes de terminar Percy Jackson eu resolvi terminar a primeira saga que comecei na vida, que foi Crepúsculo. E confesso que gostei, terminar de ler já adulto, algo iniciado na adolescência, revela muita coisa sobre nós. Mas voltando ao PJ, eu sofri e sorri muito ao terminar a saga. Foi muito mais incrível e surpreendente do que eu esperava. Eu lia achando que sabia exatamente o que ia acontecer e dava com a cara no poste quando as coisas eram reveladas. Adorei isso! Não sei se pretendo começar as sagas que vieram depois e que tem ligação com essa, pois não quero focar em sagas em 2017, já me basta terminar todas as outras incompletas. Mas essa ficou com o meu coração.

Livros no idioma original – Não consegui ler nenhum! Isso me chateia muito, até porque o valor deles costuma ser bem caro, e mesmo na Black Friday não encontrei nenhum dos que eu havia listado. Leitura transferida para o ano que vem.

Edgar Allan Poe – Também não consegui ler mais nada. Em uma feira de livros que estava rolando em um shopping aqui perto, encontrei um livro dele numa edição maravilhosa por apenas R$10,00 e eu não tinha um centavo no bolso, e eles não aceitavam cartão. Foi bem triste. Também transfiro essa para o ano que vem, e essa leitura vai ser uma das obrigatórias!

Fechei o ano com o total de 27 livros lidos e duas HQs. Considero pouquíssimo, mas tenho em mente que também aproveitei meu tempo me dedicando a outras coisas que gosto muito, e uma delas é séries. Estou preparando um post sobre esse assunto para amanhã, confiram! Para finalizar, vou deixar aqui a lista completa das minhas leituras do ano, para o caso de se interessarem. Indico todos eles, não me arrependi de nenhum!

• Coraline (HQ) – Neil Gaiman
• 80 Anos de Poesia – Mario Quintana
• Dom Casmurro – Machado de Assis
• O Xangô de Baker Street – Jô Soares
• Nota Falsa – Tolstói
• Cartas na Rua – Bukowski
• Mulheres – Bukowski
• O Capitão Saiu Para o Almoço e os Marinheiros Tomaram Conta do Navio – Bukowski
• O Nascimento da Tragédia – Nietzsche
• Um Sussurro nas Trevas – H.P. Lovecraft
• O Tamanho do Céu – Thrity Umrigar
• Para Sempre Alice – Lisa Genova
• Mortal Engines –Philip Reeve
• Amanhecer – Stephenie Meyer
• A Breve Segunda Vida de Bree Tanner – Stephenie Meyer
• PC Siqueira Está Morto – Alexandre Matias (sim, eu li por motivos de: não foi o PC quem escreveu, e eu gosto dele e da sinceridade dele).
• Tratado Sobre o Coração das Coisas Ditas – Ni Brisant
• A Maldição do Titã – Rick Riordan
• A Batalha do Labirinto – Rick Riordan
• O Último Olimpiano – Rick Riordan
• Cidade de Vidro – Cassandra Clare
• Pergunte ao Pó – John Fante
• A Metamorfose – Kafka
• 23 Histórias de Um Viajante – Marina Colasanti
• Fino Sangue – Marina Colasanti
• Clube da Luta 2 (HQ) – Chuck Palahniuk
• Impublicável – Gracco Oliveira
• Passageiro da Linha Tênue – Thiago de Freitas Peixoto
• Deuses Americanos – Neil Gaiman

Por hoje é só, e até a próxima dose!

1 comentário

Deixe um comentário

