Livros para ler em 2016

Começou com esse título mas não vai ser nada do que você talvez esteja esperando. Eu decidi ler menos esse ano. Pois é.

Uma das minhas paixões e também uma das minhas complicações: livros são assim para mim. Eu me enrolei tanto em 2015 para escrever meus negócios e uma das maneiras de procrastinar era lendo, e pior que isso, ler meio que acaba com a minha confiança por causa daquela coisa que muitos seres humanos adoram fazer: se comparar. Aí no meio das minhas leituras, eu começava a pensar “nossa, nunca vou conseguir descrever uma cena tão bem quanto esse cara / nunca vou construir um personagem tão bem quanto essa mina” e por aí vai. Sei que é ridículo, mas com base nisso eu determinei que o foco desse ano seria escrever mais e ler menos.
Óbvio que não dá pra ficar sem ler. Também não vou fazer aqui uma listinha de alguns livros que colocarei como meta para ler, pois tenho uma ligação esquisita com livros (animes, filmes e séries também). Parece que não adianta eu estabelecer quais livros eu irei ler, pois se não for ~~  o momento certo da minha vida para ler esse livro ~~ simplesmente não vai rolar. Já aconteceu de eu ler livros fora do momento e aí não tem aquela ligação, aquela sintonia, a história acaba não fazendo sentido algum para mim.
Então, não vai ter listinha de coisas que eu irei com certeza ler. Tá mais pra listinha de coisas que talvez eu leia, só pra isso aqui não ficar ainda mais desapontador do que já está.

01. EDGAR ALLAN POE

BOOK1Q

Comprei o Assassinatos Na Rua Morgue por pura obrigação (faculdade) e só depois de ter trancado o curso é que resolvi ler e acabei adorando. O Poe é sensacional, eu nunca tinha lido contos no estilo dele antes e por me identificar demais, até fui atrás de outros autores parecidos, tipo o H.P. Lovecraft. Então, como foi algo que eu realmente curti ler, vamos ver se vou atrás de algum outro livro dele para me divertir.

02. MAIS LITERATURA BRASILEIRA

BOOK2Q

Nunca fui fã.
“MASOQ? Não era você que fazia faculdade de Letras?” Pois é, eu sei, mas nunca mesmo curti literatura brasileira. Me dei super mal no trabalho do quarto semestre por não ter lido o Memórias Póstumas e olha que eu não li de sem vergonha, pois até me interessei pela história e a escrita não está terrivelmente insuportável, como em Dom Casmurro.
Esse do meio é outro que comprei devido às aulas, mas tem bastante coisa interessante nele, então sempre que sobra um tempinho eu dou uma lida rápida em alguns dos capítulos.
E Mario Quintana, o meu namorado gosta. Como confio no gosto dele, vou (talvez) pegar um dos livros de poesia que ele tem aqui e ver se me agrada.

03. JOHN FANTE

BOOK3Q

Autor descoberto nos meus tempos de biblioteca. Eu era dona do acervo de literatura estrangeira e um dia peguei esse Pergunte Ao Pó nas mãos e dei uma olhada. A escrita é ótima! Pelo menos um livro dele eu quero ler esse ano. Algum desses três. Se for bom, quem sabe eu faça uma resenha para vocês.

04. TERMINAR PELO MENOS UMA DAS MINHAS SAGAS INCOMPLETAS

BOOK4Q

Essa é só uma das várias sagas que eu tenho para terminar e entre elas estão: Os Instrumentos Mortais, Senhor dos Anéis, Harry Potter, Guia do Mochileiro das Galáxias e olha nem lembro as outras, mas sei que tem mais. Então pelo menos, PELO MENOS Percy Jackson eu quero terminar. Minha prioridade era Os Instrumentos Mortais, mas como saiu a série agora e estou acompanhando, me permiti dar uma enrolada para não ficar apontando o dedo em todos os episódios e reclamando sobre como mudaram tudo.

05. LER ALGUNS DOS MEUS LIVROS PREFERIDOS NO IDIOMA ORIGINAL

BOOK6Q.png

Meus três preferidos são esses e o idioma original dos três é inglês. Então além de me divertir relendo eles, aproveito para treinar o inglês enferrujado. Já deixo como indicação pra quem não tiver lido ainda. O nome em português não muda nada do original: Eu Sou o Mensageiro, Clube da Luta e As Vantagens de Ser Invisível. E não pretendo fazer resenha de nenhum dos três, porque quem já leu sabe, não tem como falar deles sem soltar um puta spoiler. Apenas leiam e me contem depois. Ou não.

É isso que não tenho planejado como leitura para esse ano! Quero muito ler esses que postei aqui, mas estou mais ansiosa com os livros que vão chegar de surpresa e mudar minha vida, haha.

 

Por hoje é só, e até a próxima dose!

 

3 comentários sobre “Livros para ler em 2016

Deixe um comentário

